Leia ate o Final!

relogios carissimos que nem mostram as horas

Dando seguimento ao artigo anterior sobre relógios muito estranhos que quase não servem para mostrar as horas, prosseguimos cm esta seleta coleção de mecanismos, que apesar de caríssimos, não são capazes de dar as horas.

Quem compraria uma máquina destas, uma vez que qualquer relógio vagabundo de 5 dólares marca perfeitamente o tempo através do seu mecanismo genérico de quartzo? Eu, em sonhos, e qualquer indivíduo que tenha condições de desembolsar mais de 10 mil dólares para ter uma peça única no universo.

Afinal, para quê um rico necessitaria saber as horas? Enquanto o pobre chega atrasado, o rico tem contratempos que não precisam ser justificados. Assim, as finas peças de relojoaria a seguir são destinadas a uma elite de algumas dúzias de mortais no planeta terra, que estão pouco se importando com pequenos detalhes, tais como a cronometragem da passagem do tempo.

Day&Night, apenas mostra se é dia, ou noite – 300 mil dólares.


Fazer um mecanismo que mostre apenas se é dia ou noite, não é coisa simples. O relojoeiro suiço Romain Jerome concebeu esta peça única feita dos restos do navio Titanic baseado num estranho movimento movimento de turbilhão provocado no planeta pela conjunção das forças de gravidade e rotacional. O mesmo efeito é usado para compensar nos relógios mecânicos convencionais os efeitos espúrios sobre a precisão do campo gravitacional.

Ulysse Nardin Tellurium, Relógio Kepleriano que mostra o movimento da terra – 118 mil dólares.

O dono desta preciosidade vai ter que estudar profundamente as leis da mecânica celeste descobertas pelo físico moderno Johannes Kepler, se quiser saber coisas simples como de horas e minutos neste mecanismo que mostra a rotação do planeta.

DeWitt WX-1, quando as horas são só um detalhe – 20 mil dólares.

Apesar do seu baixo preço, “mucho me gusta” este estranho e imenso relógio de pulso que funciona à base de turbilhonamento de vento. Qualquer semelhança com a estética steampunk terá sido mera coincidência!

O relógio de pulso transcendeu ao longo dos anos tao seu papel original de informar as horas, para se tornar um dos principais símbolos de status. Por ele acompanhar o dono onde quer que ele esteja e estar constantemente exposto à visão alheia, é denunciador da classe de quem o empunha. Logo, quanto mais raro e valioso é o relógio, mais ele “falará” a respeito do status do dono. O que vale mais, a carga simbólica do relógio, ou a sua função?

Qual destes 10 estranhos formatos pode vir a ser o celular do futuro?

Hoje a palavra-chave é convergência: rádio, televisão, telefonia, internet, mp3, vídeo, câmera, ou seja, aparelhos tudo-em-um que não te obriguem a levar na sacola vários quilos de gadgets pessoais. As feiras de informática mundiais já atestam a tendência: o último grito é a criação de padrões para um mercado global faminto na área da eletrônica embarcada pessoal. Quem conseguir impor um padrão, não importa se Google, Dell, Microsoft, Nokia, Sony, Samsung, LG, etc., vai ser o gigante do futuro do campo que nem nome tem ainda e que poderia ser entendido como uma espécie de hiper-cibernética pessoal.

A indústria tem muitas dúvidas e poucas certezas e tateia no caminho da solução final integradora de toda parafernália atual num único super gadget que atenda todas as necessidades do usuário e que seja viável economicamente e funcionalmente. Quanto à forma, alguns conceitos propostos são cômicos, outros bizarros e outros artisticamente bem enjambrados. Qual a tendência a ser adotada pelo mercado? Assim como ninguém deu o mínimo crédito para um pequeno buscador de Internet estabelecido em 1996 na Universidade de Stanford e que no ano seguinte se transformaria no poderoso Google, talvez um destes estranhos conceitos abaixo contenha o segredo da fortuna. Só o futuro dirá.

1- Celular pulga- Nokia 5200.

Celular pulga

Você compra um celular destes e ganha de brinde um anão com dedos bem fininhos para operá-lo. Será que o caminho do celular do futuro será a extrema miniaturização?

2- Celular modular em forma de tubos de Órgão – Conduit.
Conduit


Faltam-me palavras para descrever este design desenvolvido por Tirshathah Hunter. Ele é tão surpreendente quanto um disco voador aterrissando no nosso jardim! Trata-se de um dois-em-um palmtop/celular criado especialmente para a firma de telecomunicações coreana Sky Pantech. Ele possui uma tela flexível que pode ser esticada, quando a “flauta” do meio se transforma em caneta/teclado, virando assim uma espécie de palm-top. Quando está funcionando em modo telefone, não há teclado disponível, o que quer dizer que você terá que manusear botões de rolagem para digitar números, ou escrever mensagens de texto.

3- Celular em forma de caneta – Haier P7.
Celular caneta Haier-p7


Partindo do pressuposto que a caneta é um dos instrumentos pessoais mais anatômicos já inventados, por que não um telefone caneta? Além de caneta, este aparato é câmera digital e gravador de voz.

4- Celular em forma de banana - LG SV80.
Celular Banana


É ergonômico? É. Previne a tendinite? Previne. Mas toda a boa vontade da LG não impediu que o mercado asiático fizesse uma analogia entre o shape deste celular e a forma da banana, com que certamente temos que concordar.

5- Celular cilindro – Criptex.
Celular cilindro Cryptex


Não queira usar este telefone numa emergência, pois provavelmente você não conseguirá encadear corretamente a combinação dos números. Os números são dispostos em cilindros giratórios semelhantes àqueles cadeados com segredo. Quanto à praticidade deste aparelho, compete a cada um julgar.

6- Celular espacial estilo retro anos 50 - Shenzhou VII.
Celular espacial

O telefone celular chinês de nome esquisito merece um lugar especial na galeria retro. Baseado nas imagens da ficção científica dos anos 50, ele vem com a chamativa cor laranja típica do design das naves espaciais daquela época. Os críticos o acham desajeitado para operar, trambolhoso demais para caber no bolso e o dono corre o risco de ser preso nos aeroportos por suspeita de estar portando arma.

7- Telefone em formato alienígena – MePhone.
Dell-Alienware

A Dell está planejando lançar esta estranheza conceitual nas ruas. Fabricado pela Alienware e equipado com o novíssimo sistema operacional do Google desenvolvido para a telefonia Móvel, o Android. Mesmo que a coisa não pegue, o desenho já está na galeria dos gadgets de inspiração alienígena.

8- Celular em formato steam punk – para combinar com as bolsas Louis Vuitton.
Louis Vuitton

O desenho altamente revolucionário é focado exclusivamente no restrito mercado das proprietárias das bolsas Louis Vuitton. Quem pode, pode, mas há a crise...

9- Celular em forma de jóia de 10 mil dólares – Vertu.
Celular jóia Vertu

Se você é rico, pode se diferenciar. Se você é rico e tem que carregar celular, com certeza não não será visto com um miserável objeto descartável e sim com um folhado a ouro e cravejado de pedras preciosas.Problema: endinheirados clientes potenciais rareando na praça.

10- Celular tudo-em-um – NTT DoCoMo Separable.
Celular modular

Nesta lista não poderia faltar um tudo-em-um. Este celular desmontável, deformável e configurável permite tudo o que você puder fazer com um combo de Ipod, netbook, celular, câmera fotográfica, televisão, gravador de voz e vídeo, etc.

Conclusão.
Ninguém sabe ao certo qual será o futuro da eletrônica embarcada pessoal, mas as gigantes atuais do entretenimento eletrônico estão apostando todas as suas fichas na integração total de todas as mídias em aparelhos que sejam cada vez mais quase como uma roupa. A 2ª e 10ª propostas talvez estejam mais próximas das exigências cada vez maiores por conectividade e os grandes fabricantes estão correndo para pegar um lugar na fila de faturamento deste mercado bilionário.

0 comentários: